Notícias & Artigos

XXIII Conferência Nacional da Advocacia: São Paulo sedia o evento em novembro - OAB

A maior cidade do País sediará o mais importante encontro da advocacia nacional neste ano, a XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, entre os dias 27 e 30 de novembro. Será a primeira vez que a antiga Conferência Nacional dos Advogados - nome que regeu o encontro por 22 edições - acontecerá sob a denominação de Conferência Nacional da Advocacia Brasileira.

São Paulo já sediou o encontro em duas oportunidades: em 1960, quando o tema central foi "A missão do advogado no mundo contemporâneo", e em 1970, quando "A contribuição do advogado para o desenvolvimento nacional" guiou os debates. Agora, quase 50 anos depois, advogados de todo o Brasil e de várias partes do mundo se reunirão para participar dos debates.

"O encontro será uma demonstração de união da advocacia nacional. O momento que o Brasil atravessa requer o protagonismo da advocacia, pois somos nós os legitimados pela Constituição Federal a atuarmos como peças essenciais à Justiça na defesa dos interesses e direitos do cidadão. A Conferência Nacional da Advocacia Brasileira é o mais importante acontecimento da classe e contamos com a presença massiva dos colegas na capital paulista", aponta o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia.

O presidente da Seccional paulista, Marcos da Costa, afirma que os advogados de São Paulo estão honrados em recepcionar os colegas de todo o Brasil. "Seremos todos anfitriões, diretoria do Conselho Federal e presidentes das Seccionais", disse. "São Paulo tem seu DNA construído pelo povo brasileiro. Não tem terra do Brasil que não a tenha construído. Temos vocação para receber a todos. Esta será a Conferência de todo o Brasil, de todas as Seccionais, servindo à advocacia brasileira."

Alteração do nome

Anteriormente chamada de Conferência Nacional dos Advogados, o evento agora será denominado como Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, após alteração proposta pelo conselheiro federal Flávio Pansieri (PR) em respeito às advogadas e aprovada pelo Conselho Pleno da OAB.

Estrutura

A XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira será realizada no Centro de Eventos Anhembi, em área de 60 mil metros quadrados. A cidade conta com diversos atrativos, como 4 aeroportos e 3 terminais rodoviários, facilitando o acesso dos advogados a São Paulo, assim como a intensa vida cultural, com museus, parques, teatros e gastronomia.

As conferências são um espaço de reflexão sobre questões que envolvem a profissão, proporcionando o acompanhamento da evolução do direito brasileiro e sua relação com temáticas que se destacam no cenário político-social do país. A primeira aconteceu em 1958 e, ao longo de 56 anos, a Ordem promoveu 22 Conferências Nacionais da Advocacia.