Notícias & Artigos

Lamachia lança oficialmente a XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira - OAB

O presidente da OAB Nacional, Claudio Lamachia, lançou oficialmente, juntamente com o presidente da seccional paulista da Ordem, Marcos da Costa, a XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, na sede da OAB São Paulo. A solenidade foi realizada durante a abertura da Sessão do Conselho Secional e teve ainda a participação da diretoria do Conselho Federal e dos presidentes de Secionais de outros Estados, além de conselheiros estaduais e presidentes de Subseções de São Paulo.Também estiveram presentes no ato o jurista Ives Gandra da Silva Martins e o ex-presidente da OAB-SP, Luiz Flávio Borges D'Úrso.

"Será em São Paulo, onde houve a realização de conferências tão memoráveis, que será dado um grito de força e de demonstração clara de que a advocacia brasileira está à inteira disposição da sociedade", disse Lamachia. "Temos sim, missões que são nossas como advogados, mas que também são fundamentalmente de representação da própria cidadania brasileira", acrescentou ele.

O presidente da OAB-SP agradeceu o apoio dos dirigentes do Conselho Federal e das Secionais para que o evento fosse realizado em São Paulo. "A advocacia nacional tem tratado de temas relevantes tanto para a sociedade como para a classe e respondido sempre que é chamada a manifestar sua posição sobre questões fundamentais para a cidadania", afirmou o dirigente paulista. Os advogados reforçaram a importância de discutir as mudanças necessárias para o Brasil em vários campos, sem que se perca de vista a democracia.

A conferência, realizada a cada três anos, está marcada para o período que vai dos dias 27 a 30 de novembro, no Anhembi, Zona Norte da capital paulista, e terá como tema central "Em Defesa dos Direitos Fundamentais: Pilares da Democracia, Conquistas da Cidadania". As 22 edições anteriores do encontro nacional foram palco de ações e mobilizações que deram novos rumos ao País desde o combate à ditadura militar, a redemocratização e a sempre presente bandeira das liberdades e respeito aos direitos individuais.

Depois de quase 50 anos, São Paulo volta a receber o encontro. Os números endossam a importância da próxima edição da Conferência. Há poucos meses, a OAB ultrapassou a marca de um milhão de advogados inscritos em todo o Brasil, dado que traduz a necessidade de se discutir questões pertinentes à profissão.

Serão apresentados 40 painéis conduzidos por mais de 200 palestrantes, além de eventos paralelos, dando pluralidade à pauta, além de expandir o debate para perspectivas de interesse da sociedade brasileira. Diante do público crescente nas duas últimas edições, em Curitiba (seis mil pessoas) e no Rio de Janeiro (18 mil), a organização da Conferência deste ano projeta 40 mil inscrições, também em decorrência do gigantismo de São Paulo que abriga o maior contingente de profissionais ativos na área.

Paralelamente ao evento, a OAB São Paulo comemorará 85 anos de sua fundação em 2017. Por isso mesmo, durante o lançamento da 23ª Conferência, a entidade vai apresentar uma exposição modular, no formato de linha do tempo, contando a história de lutas da entidade pela cidadania, defesa do Estado Democrático de Direito e da advocacia. O material será franqueado para as faculdades de Direito de todo o Estado de São Paulo.

A seccional paulista outorgou a Comenda do Mérito da Advocacia Paulista, láurea de agradecimento, e a medalha comemorativa dos 85 anos da OAB-SP ao presidente nacional da OAB. Além de Lamachia, diversos dirigentes de Ordem presentes ao lançamento também foram agraciados com a comenda.

Também participaram do ato e receberam a condecoração os presidentes seccionais Marcos Vinicius Jardim Rodrigues (Acre), Fernanda Marinela de Souza Santos (Alagoas), Paulo Henrique Campelo Barbosa (Amapá), Marco Aurélio de Lima Choy (Amazonas), Marcelo Mota Gurgel do Amaral (Ceará), Homero Junger Mafra (Espírito Santo), Mansour Elias Karmouche (Mato Grosso do Sul), Antonio Fabricio de Matos Gonçalves (Minas Gerais), Alberto Antonio de Albuquerque Campos (Pará), José Augusto Araújo de Noronha (Paraná), Paulo de Souza Coutinho Filho (Rio Grande do Norte), Ricrado Ferreira Breier (Rio Grande do Sul), Paulo Marcondes Brincas (Santa Catarina), Felipe de Santa Cruz (Rio de Janeiro) e Henri Clay Santos Andrade (Sergipe). Além deles Luiz Claudio da Silva Chaves (Vice-Presidente do Conselho Federal), Ibaneis Rocha Barros Junior (Secretártio-Adjunto do Conselho Federal) e Antonio Oneildo Ferreira (Tesoureiro do Conselho Federal). Felipe Sarmento (Secretário-Geral do Conselho Federal) participou do ato, mas já detinha a comenda.