Notícias & Artigos

Câmara aprova princípio da boa-fé como norteador das relações de trabalho - AGÊNCIA CÂMARA

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou na quinta-feira (20) proposta que modifica a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-lei 5.452/43) para incluir o princípio da boa-fé como norteador das relações individuais e coletivas de trabalho.

Como foi aprovado em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 8295/14, da deputada Flávia Morais (PDT-GO), segue para análise do Senado.

Segundo a deputada, apesar de a boa-fé ser um princípio geral do direito e fonte subsidiária do direito do trabalho, é necessário incluí-lo expressamente no texto da legislação trabalhista a fim de facilitar a harmonização e pacificação das relações trabalhistas.

A proposta inclui na CLT que é "dever das partes proceder com probidade e boa-fé, visando ao progresso social do empregado e à consecução dos fins da empresa, em um ambiente de cooperação e harmonia".

O relator na CCJ, deputado Marcos Rogério (DEM-RO), afirmou que não há afronta aos direitos mínimos concedidos aos trabalhadores pela Constituição Federal. "Deve-se, assim, concluir pela constitucionalidade da proposição", disse Rogério, que apresentou parecer pela aprovação.

PL-8295/2014

Reportagem - Murilo Souza
Edição - Regina Céli Assumpção