Notícias & Artigos

Eleito novo presidente da Associação dos Advogados de São Paulo - AASP

O Conselho Diretor da Associação dos Advogados de São Paulo - AASP, Entidade que congrega mais de 80 mil advogados em todo o país, elegeu ontem, quarta-feira, 19/12, seu novo presidente: o advogado Renato José Cury.

Renato José Cury é graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Pós-graduado em Processo Civil pela mesma universidade. É mestre em Direitos Difusos e Coletivos, com ênfase nas relações de consumo, também pela PUC-SP. Tem atuação no contencioso e arbitragem nas matérias envolvendo Direito Civil, Comercial, Consumidor e Direito Público. Na AASP ocupou os cargos de vice-presidente, 1º secretário, 1º tesoureiro e 2º secretário.

Para o novo presidente da AASP, o ano de 2019 será de muitos desafios para a classe. "Novos governos tomarão posse a partir de 1º de janeiro no âmbito federal e estadual, resultado de um processo eleitoral marcado pela manifestação democrática que clama por transformações. Tal cenário obrigará que a Associação dos Advogados de São Paulo esteja sempre atenta a tudo que possa atingir de alguma forma o exercício da nossa atividade profissional. Esta é nossa missão institucional. Seremos intransigentes com qualquer tentativa de violação à Constituição Federal e ao Estado Democrático de Direito e lutaremos diuturnamente para assegurar a ampla defesa, o contraditório e o devido processo legal", afirma.

Segundo Cury, além do volume de processos em tramitação no Judiciário e da questão envolvendo a chamada "jurisprudência defensiva", um outro tema que tem preocupado a classe é a forma pela qual a inteligência artificial está impactando a profissão do advogado. "A AASP está há alguns anos trabalhando no tema das tecnologias voltadas para o direito, tudo de maneira a preparar os advogados para lidar com esta nova realidade. A inteligência artificial está aí e os advogados precisam estar preparados para trabalhar neste cenário. A AASP está pronta para apoiar os advogados nesta causa", declara.

Com a eleição, a composição da nova diretoria da Associação dos Advogados de São Paulo é a seguinte: Renato Cury (presidente); Viviane Girardi (vice-presidente), Fátima Cristina Bonassa Bucker (1ª secretária); Mário Luiz Oliveira da Costa (2º secretário); Eduardo Foz Mange (1° tesoureiro); Rogério de Menezes Corigliano (2° tesoureiro); André Almeida Garcia (diretor cultural) e Silvia Rodrigues Pereira Pachikoski (assessora da diretoria). Os eleitos administrarão a Associação no ano de 2019.