Notícias & Artigos

Vara de Colíder soluciona processo após garantir participação de trabalhadora em audiência via WhatsApp - TRT23

A Justiça do Trabalho mato-grossense mais uma vez garantiu a celeridade de sua atuação valendo-se de ferramentas da tecnologia. A utilização desta vez ocorreu durante audiência realizada na Vara do Trabalho de Colíder que, por meio de uma chamada de vídeo do aplicativo WhatsApp, permitiu a participação de uma trabalhadora que estava há 1.600 quilômetros de distância.

O caso envolveu a reclamação trabalhista ajuizada pela atendente de uma padaria de Colíder, mas que durante a tramitação do processo se mudou para a cidade de Bela Vista, no estado vizinho de Mato Grosso do Sul. O deslocamento da trabalhadora até o município onde prestou seus serviços demandaria uma viagem de ônibus de cerca de 30 horas.

Após ser informado da impossibilidade de comparecimento da trabalhadora na audiência, realizada sexta-feira (22), o juiz Mauro Vaz Curvo determinou a ligação para o celular da trabalhadora, de modo a garantir o direito de acesso à Justiça com sua participação no ato em que se discutia a conclusão do processo por meio de uma proposta de conciliação.

Contatada por videoconferência, pelo aplicativo de mensagens, a trabalhadora confirmou o interesse em celebrar o acordo e, então, o magistrado fez a homologação.

No ato, o juiz deferiu o saque imediato do valor depositado na conta vinculada do FGTS da trabalhadora, além dos termos da conciliação que prevê a quitação de todas as verbas referente ao contrato de trabalho, que perdurou de junho a novembro do ano passado, incluindo diferenças de verbas rescisórias e a prestação de serviços em feriados e domingos durante esse período.

PJe 0000039-43.2019.5.23.0041


(Aline Cubas)