Notícias & Artigos

540 milhões de dados de usuários do Facebook ficam expostos em servidores da Amazon - G1

Usuários do Facebook tiveram **540 milhões de dados pessoais expostos em servidores do serviço da Amazon na nuvem, sem qualquer tipo de senha para acesso. O vazamento foi revelado pela empresa de cibersegurança UpGuard na última quarta-feira (3). A rede social não divulgou o número de usuários atingidos.

Os dados, requisitados por desenvolvedores de aplicativos para o Facebook, continham curtidas, comentários, fotos, músicas, informações sobre amigos, eventos e até reservas de voos e hotéis. A maior parte foi colocada no servidor pela empresa mexicana Cultura Criativa, segundo a UpGuard.

"Os dados sobre os usuários do Facebook se espalharam muito além dos limites", escreveu a empresa de cibersegurança em comunicado.

O Facebook, também por meio de nota, informou que, após ser avisado, trabalhou com a Amazon para retirar as bases de dados e ressaltou o compromisso de atuar com os desenvolvedores para proteger os dados dos usuários da plataforma. A empresa garante que os dados já estão seguros.

Ainda segundo a empresa, os usuários serão informados em caso de "mau uso" dos dados e o incidente será investigado para descobrir o motivo de as informações terem sido expostas de forma pública, o que é proibido segundo as políticas do Facebook.

O novo vazamento de dados é apenas mais um capítulo nos escândalos de privacidade envolvendo a rede social. No ano passado, o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, assumiu no Senado dos Estados Unidos a responsabilidade pelo uso inadequado de informações pela Cambridge Analytica e afirmou que a segurança é uma prioridade da empresa.

**
(Correção: ao publicar a reportagem, o G1 errou ao informar que 540 milhões de usuários tiveram os dados expostos. O número se refere ao volume de dados, e não ao de usuários atingidos. A informação foi corrigida.)