Notícias & Artigos

TJ de São Paulo vai transferir arquivo de processos para Jundiaí - CONJUR

O Tribunal de Justiça de São Paulo vai transferir seu arquivo de processos do Ipiranga para Jundiaí, no interior do estado. O objetivo da mudança segue a linha de trabalho defendida desde o início do mandato pelo presidente do TJ-SP, desembargador Manoel Pereira Calças, de economizar R$ 7,6 milhões com a transferência do acervo.

A troca começará nesta terça-feira (14/5), às 23 horas, com 9,5 milhões de volumes. A transferência de todas as caixas de processos levará seis meses, com o transporte de 8 mil caixas por dia, informou o TJ.

De acordo com o TJ-SP, o arquivo do Ipiranga tem 20 mil processos catalogados anualmente. Com a transferência, o TJ espera aumentar para 210 mil/mês. Para o Judiciário paulista, o resultado dessa catalogação maciça, além da redução de custos, será a guarda seletiva, porque os arquivos que não têm valor histórico serão descartados.

Em Jundiaí, os processos ficarão sob a responsabilidade de empresa especializada na prestação de serviços de armazenamento, guarda e gerenciamento informatizado (Iron Mountain).