Notícias & Artigos

Novo posicionamento da AASP é anunciado durante abertura do 10° encontro anual - AASP

A Associação dos Advogados está de cara nova. Novo logo, novos serviços, nova mentalidade. A mudança foi anunciada pelo presidente da entidade, Renato Cury, durante a abertura do 10° encontro anual.

O evento deste ano ocorre em Campos do Jordão (SP) e vai até este sábado (31), com as palestras do VI Colóquio sobre o Supremo Tribunal Federal.

Em seu discurso de abertura, Cury citou alguns dos serviços que a AASP passa a oferecer a partir de agora. Um deles é o Theo, uma plataforma desenvolvida pela entidade para ajudar o associado a gerir seu escritório.

O programa monitora os processos cadastrados, avisa sobre intimações, oferece planilhas contábeis e reúne vários tipos de contratos, por exemplo, de honorários, entre outros serviços.

"Evoluímos, acompanhando as transformações do mundo", destacou Cury.

Outra novidade anunciada é a AASP educacional, que oferecerá cursos jurídicos presenciais e a distância. "Essa é a nova realidade do Brasil, e estamos preparados para atendê-la", disse o presidente, lançando logo em seguida a AASP Flix.

Essa plataforma servirá como um centro de vídeos com séries educativas voltadas ao aperfeiçoamento do associado.

Além das fronteiras

Cury também destacou a importância do evento por conta da expansão da AASP pelo país, com seus mais de 80 mil associados. "Temos advogados que vieram de Manaus, do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e do Paraná", contou.

E essa expansão, segundo ele, é um dos meios para aumentar a proteção ao advogado, que "tem sido atacado rotineiramente", por exemplo, ao ser confundido com seu cliente.

A defesa dessas prerrogativas, disse, só podem ser feitas por instituições fortes. E quando esses direitos da advocacia são atacados, continuou, quem sofre é o cidadão.

"Nesse momento de polarização, em que as discussões são mais acaloradas, precisamos usar a razão. E é aí que entra a advocacia", destacou.

Um dos exemplos dessa defesa citados por Cury foi o Mandado de Segurança impetrado pela Associação contra o recolhimento de contribuição para juntada de mandato. "Não faz mais sentido essa cobrança após o fim da carteira do Ipesp."

Outra crítica foi direcionada à jurisprudência defensiva do Superior Tribunal de Justiça em relação à comprovação dos feriados locais.

"O Código de Processo Civil não aceita mais esse tipo de armadilha. Lutamos para que esses 50 mil recursos sejam reconhecidos", finalizou.

A abertura do evento contou com a presença de mais de 600 pessoas, entre associados e convidados.