Notícias & Artigos

AASP - Tem início na AASP o Encontro da Advocacia Trabalhista Nacional

Com a presença do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, desembargador Wilson Fernandes, e do ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Maurício Godinho Delgado, entre outras autoridades, teve início na noite dessa quinta-feira (17) o Encontro da Advocacia Trabalhista Nacional, evento promovido pela Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat) e pela AASP.

Após a solenidade de abertura, o ministro Maurício Godinho Delgado fez palestra sobre o tema "Estado Democrático de Direito e Direito do Trabalho: antigos e novos desafios".

O Encontro, que prossegue nesta sexta, 18, debaterá outros temas atuais do Direito Trabalhista (terceirização, legislação trabalhista brasileira, modernização das relações trabalhistas, entre outros) e contará com a presença do ministro Augusto César Leite de Carvalho, do Tribunal Superior do Trabalho.



Em suas manifestações, as autoridades que compuseram a mesa de abertura foram unânimes em afirmar a importância e relevância do encontro. Segundo o presidente da Abrat, Roberto Parahyba de Arruda Pinto, "O Encontro da Advocacia Trabalhista Nacional tem o objetivo de aglutinar e reunir os advogados trabalhistas dos mais variados Estados da Federação neste momento em que a união da classe nunca se fez tão necessária".

Para o presidente da AASP, Leonardo Sica, a Justiça do Trabalho é um dos campos jurídicos mais relevantes nos dias de hoje e também na qual os advogados ainda encontram algumas dificuldades para exercer plenamente sua atividade. "Por isso, é importante para a AASP reforçar, por meio de um evento como este, a atenção de que a advocacia trabalhista necessita e também renovar a parceria com as entidades coirmãs do segmento trabalhista e com a magistratura do trabalho, muito bem representadas nesta solenidade".

Integraram a mesa da solenidade de abertura as seguintes autoridades: Aldimar de Assis, presidente do Sindicato dos Advogados do Estado de São Paulo; Fábio Rocha, presidente da Amatra-2; desembargador Wilson Fernandes, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região; ministro Maurício Godinho Delgado, do TST; Antonio Fabrício de Matos Gonçalves, presidente da OAB-MG; Luís Otávio Camargo Pinto, presidente do Sinsa; e Benizete Ramos de Medeiros, representante da Ajutra.

Veja a programação desta sexta-feira, 18/11:

9 h - Tutelas provisórias no novo CPC e o processo do trabalho. O potencial transformador das relações trabalhistas.
Estevão Mallet (Mestre e titular da Cadeira n. 97 da Academia Nacional de Direito do Trabalho)
Nelson Nery Jr. (Procurador do Ministério Público do Estado de São Paulo por 27 anos)

10h45 - Intervalo.

11 h - A terceirização e o Direito do Trabalho.
Daniela Muradas Reis (mestre em Direito do Trabalho)
Pedro Paulo Teixeira Manus (ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho)

12h45 - Intervalo para almoço.

14 h - A advocacia trabalhista e o novo CPC.
Antonio Fabrício de Matos Gonçalves (advogado trabalhista, professor e presidente da OAB-MG)
Luís Carlos Moro (advogado trabalhista, professor e ex-diretor da AASP)

16 h - Intervalo.

16h15 - Perspectiva existencial da relação de emprego.
Augusto César Leite de Carvalho (ministro do TST)

18 h - Lançamento dos seguintes livros:
- Direito do Trabalho - curso e discurso, de autoria do ministro Augusto César Leite de Carvalho, editora LTr;
- Da discriminação à ascensão - contribuição da Abrat, de autoria de Benizete Ramos de Medeiros;
- Prodireito Direito Processual do Trabalho - Abrat e Secad. Organizadores: Roberto Parahyba de Arruda Pinto, José Affonso Dallegrave Neto, Juliana Cruz e Otavio Pinto e Silva.

VAGAS LIMITADAS

Informações e inscrições: (11) 3291-9200 e www.aasp.org.br