Notícias & Artigos

Missa de Santo Ivo será transmitida on-line amanhã, 19/5, às 19 horas, pela AASP, OAB SP e IASP - AASP

Em momento de necessário isolamento social, a tradicional missa em homenagem ao patrono dos advogados e operadores do Direito (desembargadores, juízes, servidores, defensores públicos, estudantes de Direito), Santo Ivo, será pela primeira vez celebrada on-line. Amanhã, dia 19 de maio, terça-feira, às 19 horas, a transmissão da missa se dará por meio dos canais na internet das instituições envolvidas nesse ato de congraçamento que acontece há mais de cinquenta anos.

Na Paróquia de Santo Ivo, a celebração será conduzida pelo jovem sacerdote do Movimento Carismático Jonatas Pereira Diniz. A tradicional missa seguirá todas as orientações da Organização Mundial de Saúde, assim como da própria Arquidiocese de São Paulo, de forma que seja resguardada a distância entre o celebrante e os músicos do ministério e que nenhum dos presentes pertença ao grupo de risco.

Promovida pela Associação dos Advogados (AASP), OAB SP, Caixa de Assistência (CAASP), Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e pela União dos Juristas Católicos (UJUCASP), a cerimônia é um tributo ao defensor histórico dos menos favorecidos, de efetivação da Justiça e da igualdade entre os homens.

Histórico
Yves Helori de Kermartin, Yves em francês, em português Ivo, que posteriormente ficaria conhecido como Santo Ivo, nasceu na França em 17 de outubro de 1253 e morreu no dia 19 de maio de 1303. Aos 14 anos foi para Paris e Orleans, onde dedicou-se aos estudos de teologia e direito canônico, tendo sido aluno de Santo Tomás de Aquino e São Boaventura.

Aluno extraordinário, forma-se e logo passa a atuar como advogado. Cada defesa sua era um marco luminoso. Ficou conhecido pelas defesas de pessoas sem recursos e muitas vezes atuava gratuitamente. Graças à sua cultura e capacidade, foi nomeado juiz. É de Santo Ivo o primeiro Decálogo do Advogado, considerado como um sintético tratado de Deontologia da profissão.

Santo Ivo foi o primeiro a criar uma república de estudantes, protegendo-os, acolhendo-os; inicialmente compartilhando seus aposentos com compatriotas e depois com colegas de turma, para que estudassem, descansassem e se abrigassem do rigoroso inverno. Foi ele quem, sem ferir ou magoar, adotou os ideais de São Francisco de Assis no meio universitário pobre, abrigando-os, apoiando-os e auxiliando-os.

Santo Ivo instituiu a primeira assistência judiciária gratuita de todo o mundo que tantos frutos tem produzido até os dias de hoje. Foi o responsável pela criação da conciliação, como método de solução de conflitos e formou a primeira Ordem de Advogados.

De família nobre, abandonou toda a sua riqueza em prol dos pobres, dos órfãos, dos menores desvalidos, das viúvas, dos estudantes, a quem protegia e ajudava de todas as maneiras.

Faleceu aos 50 anos, de causas naturais, e foi sepultado na Catedral de Tréguier, onde até hoje é objeto de devoção dos fiéis. Em 1347, foi canonizado pelo Papa Clemente VI, a pedido de bispos e autoridades civis.


Serviço - Missa de Santo Ivo

Data: 19/5/2020
Horário: 19h00
Acompanhe on-line em:
Youtube OAB SP - https://www.youtube.com/channel/UCkVA1ZPx0rcGge3Fp6CIGSQ
Youtube AASP - https://www.youtube.com/user/aasponline
Youtube IASP - https://www.youtube.com/channel/UCtGXOVCUmxwjzjFgcD06lgA
Facebook Padre Jonatas - https://www.facebook.com/PadreJonatasDiniz