Notícias & Artigos

Advocacia debate pesquisa sobre acesso à Justiça na pandemia - FOLHA DE S. PAULO - FRED VASCONCELOS

A Associação dos Advogados e Fundação Arcadas (USP) apresentarão nesta terça-feira (22) os resultados de pesquisa sobre o acesso à Justiça durante o período de isolamento social. O tema será debatido em webinar. (*)

O objetivo da pesquisa foi tentar entender a situação pela qual estava passando a advocacia nos primeiros meses da quarentena. Cerca de 2 mil advogados -associados ou não- responderam a questionário entre 18 de junho e 15 de julho.

Segundo a AASP, os resultados permitem compreender os impactos da pandemia após as várias decisões do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre a uniformização de procedimentos pelos Tribunais em razão do Covid-19.

A Resolução nº 314, por exemplo, modificou as regras de suspensão dos prazos processuais.

A conclusão da pesquisa será apresentada em webinar com a participação presidentes das duas entidades (Renato Cury e Flávio Luiz Yarshell), dos presidentes do Tribunal Regional Federal da 3ª Região e do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargadores Mairan Maia e Geraldo Francisco Pinheiro Franco, respectivamente.

Também debaterão o assunto o diretor da Faculdade de Direito da USP, Floriano Peixoto de Azevedo Marques, e os representantes da advocacia Viviane Girardi (vice-presidente da AASP), Silvia Rodrigues Pachikosky (diretora da AASP) e Oreste Laspro (administrador judicial ).

Segundo Flávio Luiz Yarshell, "os resultados revelam que há problemas importantes, muitos deles sem fácil solução, inclusive porque a superação depende também de terceiros - em particular, do Judiciário".

"A partir dos dados colhidos, é possível estudar soluções para os problemas detectados", diz Yarshell.

Para Renato Cury, "algumas das práticas adotadas pelos tribunais devem permanecer; outras, precisarão ser reavaliadas".

(*) Inscrições para o webinar em: www.aasp.org.br/eventos/