Notícias & Artigos

Pesquisa identifica dificuldades enfrentadas pela advocacia no acesso à Justiça Federal em São Paulo - AASP

A AASP promoveu, de 29 de outubro a 4 de novembro, pesquisa entre os seus associados com o objetivo de identificar as dificuldades enfrentadas pela advocacia no acesso à Justiça Federal em São Paulo.

Os resultados foram apresentados pelo conselheiro da AASP, Antonio Carlos de Almeida Amendola, durante Audiência Pública promovida no início do mês de novembro pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região para debater assuntos do Orçamento Participativo da Justiça Federal de 1° Grau em São Paulo.

No total, a AASP contou com 710 respondentes, sendo que 289 fizeram algum comentário no campo de resposta aberta.

A pergunta formulada foi: Quais são os problemas ou dificuldades enfrentados com a Justiça Federal em São Paulo? Sendo possível selecionar até 4 opções de respostas: Dificuldade com a usabilidade do Sistema (PJe); Conversão de autos físicos para digitais; Morosidade; Atendimento; Obter os contatos específicos (e-mail e telefone); Audiências e Julgamentos por videoconferência; Emissão de guias e outros e Você encontra dificuldades com atendimento e/ou serviços da Justiça Federal em São Paulo?

A maioria dos advogados respondeu que a principal dificuldade que encontram na Justiça Federal de São Paulo é a morosidade.

Em segundo lugar destacaram a dificuldade de usabilidade do PJe.

A terceira opção mais votada refere-se à questão do atendimento.

Em seguida foi apontada a necessidade de obtenção de contatos específicos de e-mail ou telefone.

O outro quesito apontado diz respeito à conversão de autos físicos em digitais.

A seguir foi levantada a questão de problemas com a emissão de guias.

Poucas foram as reclamações sobre problemas com as audiências por videoconferência.

"Creio que o resultado da pesquisa é muito fiel à realidade experimentada pelos advogados. Os três principais problemas identificados pela pesquisa confirmam essa conclusão. Com certeza, a morosidade, a dificuldade com o PJe e o atendimento são temas e desafios do dia a dia da advocacia que precisam de contínuo acompanhamento e endereçamento adequado", afirma Antonio Amendola, conselheiro da AASP.

Ao manifestar-se sobre os resultados da pesquisa, o presidente da AASP, Renato Cury, declara: "A iniciativa é de extrema importância para entendermos exatamente quais são as principais dificuldades relatadas pela advocacia, bem como para trabalharmos junto ao TRF3 na busca de soluções para minimizarmos os efeitos decorrentes desses problemas. A questão da morosidade vem sendo enfrentada pela AASP em todas as instâncias do Poder Judiciário. A interlocução da AASP com o TRF3 certamente encontrará os caminhos para superarmos essas dificuldades apontadas pela pesquisa."